SEBRAE E SENAR REALIZAM PALESTRAS GRATUITAS DURANTE O XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA QUE ESTÁ ACONTECENDO EM JUAZEIRO E PETROLINA


Até esta quinta-feira, 03/10, produtores rurais, estudantes, técnicos e outros profissionais da área da agricultura poderão participar de um ciclo de palestras que está sendo organizado pelo SEBRAE Juazeiro e pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, através do Centro de Excelência em Fruticultura.

O espaço denominado de Arena Tecnológica está montado no primeiro andar do Complexo Multieventos da UNIVASF em Juazeiro e acontece simultaneamente com o XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura, o maior evento técnico científico dessa área no Brasil, que está sendo realizado pela primeira vez no norte da Bahia.

As inscrições são gratuitas, porém, a organização sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados a Fundação Lar Feliz, instituição filantrópica que atende crianças de famílias de baixa renda, em Juazeiro.

O objetivo do espaço é destacar a diversidade de soluções, produtos e serviços para a fruticultura, de forma inovadora e atraente, buscando atender, principalmente, o produtor rural, levar conhecimento para os estudantes (técnicos e graduação) e profissionais autônomos, aglutinando a expertise de vários profissionais de referência no setor com uma linguagem aplicada à prática deste público.

Estão sendo abordados temas como rastreabilidade vegetal, acordo mercosul de medidas fitossanitárias, pós colheita da banana, uso de bioestimulantes, nova tecnologia de inseticida para cultura da uva, desafios e soluções no manejo nutricional e fitossanitário na produção orgânica de frutas, fertirrigação de precisão, dentre outros.

“Faltam apenas dois dias, mas convidamos os produtores, técnicos e estudantes que ainda não se inscreveram para participar. Ainda temos vagas, são poucas, mas dar para receber quem estiver interessado em aprimorar seus conhecimentos”, faz o convite o gestor do setor de fruticultura do SEBRAE, Rinaldo Moraes.

Quem está participando do evento aprovou. Gilmar Betil, professor da Faculdade de Agronomia do Rio Grande do Sul, que fica Porto Alegre, participou de uma das palestras na Arena Tecnológica e recomenda. “É extremamente importante participar de um evento como esse para se atualizar das novidades no setor. Parabenizo o SEBRAE de Juazeiro e o SENAR pela iniciativa e fiquei muito feliz de ter participado. Acho que tem muitos produtores que levam muitas mensagens, até para cobrar das instituições públicas e dos governantes para que tomem decisões para melhorar o setor. Decisões que precisam ser rápidas, porque se não o bonde passa, a gente perde e depois para voltar ao mercado é muito complicado”, disse ele.

Maxssuel Soares da Silva que é engenheiro agrônomo e trabalha em uma empresa de fruticultura do Vale do São Francisco, participou da palestra sobre o monitoramento e combate às moscas das frutas e fez uma avaliação positiva do debate. “Foi muito importante para aumentar meus conhecimentos. Nós já fazemos o monitoramento na fazenda onde eu trabalho, mas essa palestra visa fazer, principalmente, a conscientização de quem trabalha com fruticultura, de demonstrar que os tratos culturais sendo feitos de maneira correta, o descarte da fruta sendo feito corretamente, é possível fazer um controle bastante eficaz da mosca da fruta”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO PARA OS DIAS 02 E 03 DE OUTUBRO

02/10/2019 – QUARTA-FEIRA

QUALIDADE DE FRUTAS: Exigências do Mercado Interno – 09h– 09h45 – Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida (CEAGESP)

FERTIRRIGAÇÃO DE PRECISÃO – 10h – 10h45 – Luiz Dimenstein – (Consultor em Fertirrigação)

CULTIVO DO MARACUJAZEIRO – 11h – 11h45 – Abel Rebouças São José (UESB)

DESAFIOS E SOLUÇÕES NO MANEJO NUTRICIONAL E FITOSSANITÁRIO NA PRODUÇÃO ORGÂNICA DE FRUTAS. – 14h – 14h45 – Rodrigo Weigand de Castro (Group Ecocert)

DESAFIOS E SOLUÇÕES NO MANEJO NUTRICIONAL E FITOSSANITÁRIO NA PRODUÇÃO ORGÂNICA DE FRUTAS. – 14h – 14h45 – Rodrigo Weigand de Castro (Group Ecocert)

NUTRIÇÃO EFICIENTE NA MEDIDA CERTA. – 15h – 15h45 – Adiel Sousa Silva (AGRICHEM)

PRODUÇÃO DE PEQUENAS FRUTAS NO BRASIL. – 16h – 16h45 – Luiz Eduardo Correa Antunes (EMBRAPA Clima Temperado)

03/10/2019 – QUINTA-FEIRA

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE FRUTEIRAS COM MANEJO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO. – 09h– 09h45 – Gilmário Noberto – Engenheiro Agrônomo e Consultor

“BUDBREAKER, UMA NOVA FORMA DE AÇÃO PARA QUEBRA DE DORMÊNCIA” E “PHYSIOGROW COLOR, NOVA FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR A COLORAÇÃO EM UVAS DE COR.” – 10h – 10h45 – Rui Gonçalves Neto (BioGrow) E Marcus Altoé (BioGrow)

CULTURA DAS ANONÁCEAS. – 11h – 11h45 – Keyla Soares Silva – ADAB

MANEJO NUTRICIONAL, MANEJO DE SERVIÇOS, OPERAÇÕES E COLHEITA – Manga -Eduardo Ferraz – Eng. Agrônomo (Especialista em Mangicultura)

PROJETO SUFICA: Agricultura Sustentável na Fruticultura. – 15h – 15h45

SAÚDE VEGETAL: O conceito de proteção, nutrição e fisioativação de plantas. – 16h – 16h45 – Silvana Rabelo – UPL.

FONTE: Josenaldo Rodrigues

Previous ROTARY CLUB DE JUAZEIRO SÃO FRANCISCO CELEBRA 20 ANOS EM NOITE DE GALA
Next SENADO APROVA MUDANÇA QUE REDUZ EM R$ 76 BILHÕES ECONOMIA COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.