PARCERIA ENTRE CDL, ACIAJ E INICIATIVA PRIVADA PRETENDE REVITALIZAR EMPRESAS DE JUAZEIRO


Desenvolvendo empresas. Como alavancar seu negócio ainda em 2019? É o nome do projeto que pretende revitalizar pequenas e médias empresas da cidade de Juazeiro (BA). A ideia é oferecer aos empresários do município os subsídios necessários para que eles possam organizar melhor seu negócio e superar a crise econômica pela qual passa o país.

O trabalho começou esta semana com uma pesquisa de campo. Cinco pesquisadores (devidamente identificados com crachás e camisas com as marcas dos parceiros) estão visitando lojas, industrias e outros seguimentos privados para mapear as principais dificuldades que cada lojista está enfrentando para alavancar seus negócios. Após a coleta dessas informações, em um segundo momento serão traçadas ações que possam dar possibilidades de crescimento diante dos problemas enfrentados.

Estão sendo abordados cinco eixos: necessidade de investimento, necessidade de crédito e capital de giro, necessidade de gestão e controle empresarial (fluxo de caixa), planejamento e endividamento. O trabalho está sendo desenvolvido pela empresa Falcão Gestão Financeira e Projetos que, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ, vai traçar estratégias para desenvolver ações que possam auxiliar os empresários a melhorar sua estrutura nos cinco eixos abordados.

“Nós vamos fazer esse levantamento, vamos ver quais são as maiores necessidades, vamos juntar com os parceiros e vamos direcionar ações para poder criar um meio de melhorar a situação financeira e de comercialização das empresas”, explicou o Economista George Falcão, Coordenador do Projeto.

Identificadas as deficiências de cada empresa, a equipe da Falcão Gestão Financeira e Projetos irá para dentro da loja ou da indústria que aderir ao Programa, para passar as orientações necessárias para que a mesma possa vencer essas dificuldades e não venha a fazer parte das mais de 2 mil empresas que decretam falência todos os dias no Brasil.

Segundo dados da Junta Comercial do Estado da Bahia – JUCEB, em Juazeiro tem aproximadamente 16 mil empresas atualmente, desse total cerca de 9 mil são pequenas e médias, que fazem parte do perfil do Projeto Desenvolvendo Empresas. Também de acordo com a JUCEB, de janeiro a julho deste ano, no ramo lojas comerciais, foram abertas 6.880 novas empresas, mas no mesmo período foram fechadas 7.937, ou seja, tem mais lojas falindo do que se constituindo e é isso que Projeto pretende evitar.

“Eu acho que a gente enquanto iniciativa privada, tem que dar nossa contribuição para alavancar os negócios no município. A gente também tem esse dever e essa satisfação de ver Juazeiro crescer e ver um comércio pujante, de ver as coisas realmente se desenvolvendo”, concluiu George Falcão.

FONTE: Josenaldo rodrigues

Previous MAIS UMA CAPACITAÇÃO DO PROJETO FORTALECENDO O SEMIÁRIDO FOI REALIZADA EM JUAZEIRO
Next PETROBRAS REDUZ PREÇO DA GASOLINA NAS REFINARIAS EM R$ 0,10 POR LITRO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.