Marketing de Conteúdo


marketing do conteúdo

Entenda em detalhes a estratégia que pode chegar em até 62% mais barata e gerar até 3x mais resultados efetivos que os meios tradicionais de marketing que você conhece.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, e-books e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca. Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto.

Por mais que você assista aos comerciais de TV, esse comerciais não afetam mais os seus hábitos de consumo quanto afetavam antigamente.

Propagandas intrusiva, interruptivas que na grande maioria não tem nenhuma relação com as suas preferências não fazem mais sentido, afinal os consumidores, mais do que nunca, têm poder sobre o que consomem, seja na sua TV ou mais ainda online em seus aparelhos.

Então, se isso já não funciona mais, o que fazer para que o seu público conheça e se interesse pelo seu serviço, produto,marca ou sua empresa?

É nesse momento que surge o novo marketing, o Marketing de Conteúdo: O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração de clientes através de conteúdo relevante de qualidade e valioso, (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), para esse potencial cliente.

Dessa maneira, além de gerar valor e aumentar o relacionamento dos seus potenciais clientes com a sua marca, você melhora a sua visibilidade online e diminui os custos com ações de Marketing construindo sua autoridade.

O marketing de conteúdo está integrado no marketing digital, no entanto é o termo utilizado para definir unicamente os conteúdos online.

Como fazer Marketing de Conteúdo

O primeiro passo é conhecer o seu consumidor ideal (sua persona).

A ideia aqui não é atrair qualquer tipo de pessoa, a ideia é focar a sua estratégia de marketing de conteúdo naquelas que realmente têm interesse e potencial de consumo dos seus produtos. Assim, você diminui os seus investimentos e os direciona para as pessoas certas.

Marketing de Conteúdo sem uma estratégia bem definida, arquitetada não é o suficiente para gerar bons resultados. O método tem resultados comprovados, mas é preciso disponibilizar um tempo para planejamento e e definir a estratégia.

Marketing de Conteúdo não é só escrever um texto em um blog ou criar um post no Facebook

Entendendo quais são os assuntos relacionados a sua área de atuação que realmente podem engajar os seus clientes em potencial, você começa uma estratégia de criação e divulgação desses conteúdos em seu blog, para que eles sejam encontrados pelo seu público através do Google, de outros mecanismos de buscas e de outros canais relevantes.

Existem várias formas de aplicar e executar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Algumas formas podem ser:

  • Blog;
  • Conteúdos Ricos;
  • Vídeos;
  • Redes Sociais;
  • Email Marketing.

Por que ter um blog?

O blog é a maior referência dentro do marketing de conteúdo.

E, comprovadamente, empresas que possuem blogs conseguem gerar mais de 70% de leads em relação às empresas que não possuem. E por isso o blog é o melhor canal de distribuição e divulgação dos conteúdos de uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

O blog é um canal exclusivamente seu para comunicação com o seu público, através do seu blog, você consegue otimizar os seus conteúdos para motores de busca, isso é, para que eles sejam encontrados no Google e conquistem boas posições nos resultados de pesquisas!

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Agora que você já sabe como funciona, vamos listar alguns motivos para que você entenda porque precisa começar a sua estratégia de marketing de conteúdo o quanto antes!

1 – presença online

O primeiro aspecto a ser pensado para aprimorar a forma como a sua empresa é vista é ter uma boa presença online, e isso vem acompanhado de um site com um bom design, navegabilidade, conteúdo qualificado e páginas otimizadas para ter bons posicionamentos nos resultados de pesquisas nos buscadores aumento da sua visibilidade.

Quando você cria um blog, é importante que você também pense na divulgação de blog, e isso pode ser feito de diversas formas, como:

  • Anúncios no Google AdWords;
  • Marketing de email;
  • Posicionamento nas buscas orgânicas do Google;
  • Redes sociais;
  • Entre outras possibilidades.

Assim, quanto mais os seus artigos forem vistos, mais pessoas conhecerão você e a sua empresa, e o melhor de tudo isso, é que você será conhecido por algo de valor, ou seja, por fornecer informações úteis que ajudam seu público.

2 – Marketing de Conteúdo Agrega valor à marca

Associar a sua empresa a algum tipo de conteúdo informativo pode fazer com que sua marca vire referência sobre determinado tema, com isso, o produto que você trabalha torna-se a primeira opção de um cliente em potencial e gera a fidelização daquele que você já tem.

Ser reconhecido no mercado como uma fonte sobre sua especialização é estratégico para outras áreas de comunicação, como relações com a mídia, por exemplo, por quê são ilimitadas as estratégias que uma empresa pode trabalhar.

Você pode tanto desenvolver conteúdos sobre sua área de atuação e com isso tornar-se referência para o mercado quanto criar conteúdo que beneficie um determinado público, associando sua marca a algo relevante na vida das pessoas e agregando valor a sua organização.

3 – Baixo custo para início do projeto

Se você não tem um investimento para começar o seu blog, fique tranquilo: não é preciso de muito.

Existem plataformas gratuitas e de fácil gerenciamento que você mesmo pode começar a usar de forma bastante intuitiva. Uma delas é a WordPress — inclusive, uma das mais utilizadas no ramo atualmente.

Se você mesmo produz o seu conteúdo, então não terá gastos com outro profissional. E a divulgação também pode ser feita de forma gratuita nas redes sociais.

No entanto, se sobrar um dinheirinho, vale a pena fazer um impulsionamento do post na sua fanpage para atingir maior alcance de público segmentado.

4 – Relacionamento com o seu público

Se você já tem uma boa cartela de clientes, por que ter um blog? Porque é importante que você se relacione com os seus consumidores e favoreça o processo de fidelização. Enquanto os clientes acompanham os conteúdos do seu blog, você está na mente deles.

E, quando chegar o momento de decisão de compra, é da sua empresa que eles vão se lembrar. O mesmo vale para blog de projetos pessoais: enquanto você alimenta o seu público com informações de valor, sempre terá muitos acessos nas suas páginas.

5 – Melhora a sua visibilidade e o relacionamento com os clientes

Cada novo conteúdo criado é uma nova oportunidade de ser encontrado por seus clientes ou potenciais clientes online, seja falando sobre o seu produto e principalmente através de assuntos relacionados com sua área de atuação.

Através de conteúdos seus clientes e potenciais clientes tem diversos canais e motivos para interagirem com a sua marca, tornando o relacionamento mais próximo e saudável.

6 – Gera oportunidades para o seu time de vendas

Através de uma estratégia de conteúdos de qualidade o blog de sua empresa pode gerar leadsleads que nada mais são que contatos interessados no que a sua empresa faz ou comercializa, para que o seu time de vendas entre em contato e aumente suas vendas!

Fonte: MDS AGÊNCIA DIGITAL Por Beto Ferreira

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4 Comments

  1. Avatar
    20 de março de 2019
    Responder

    Dicas valiosas para quem pretende entender um pouco mais sobre com atuar na internet!

  2. Avatar
    Joamerson
    20 de março de 2019
    Responder

    Que bom ter esse novo canal de informações no Vale do São Francisco, e falando de negócios inovadores em nossa região!

    Só parabéns pela Iniciativa!

  3. Avatar
    24 de março de 2019
    Responder

    Muito bom esse texto!
    Estamos iniciando a nossa estratégia de Marketing do Conteúdo e já tem gerado bons resultados, essas dicas são valiosas!

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