Estudantes de curso preparatório iniciam série de visitas a Faculdade de Medicina, em Juazeiro


Fotos anexas ao release

350 alunos de curso preparatório, que se pretendem conquistar uma vaga no curso de medicina no próximo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), participaram de uma visita interativa na faculdade Estácio, em Juazeiro-BA. O grupo foi dividido em quatro turmas. As visitas começaram na última quarta-feira (8) e terminam na próxima quinta (16).

Além de palestras sobre o curso, os pré-universitários conheceram a rotina de quem já está cursando medicina e aproveitaram para tirar dúvidas. Durante a visita, eles tiveram aulas práticas nos Laboratórios de Habilidades e Simulação (LSH), onde os alunos têm a oportunidade de praticar de forma sistematizada as habilidades e competências necessárias para o futuro contato com o paciente. Os visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar situações desafiantes, como a simulação de paciente com parada cardiorrespiratória, que exigem rápida tomada de decisão, o diagnóstico e a realização do tratamento dos pacientes simulados.

A diretora do curso preparatório, Mary Ann Saraiva, acompanhou a visita e explicou a importância desses alunos estarem vivenciando na prática o que já viram na teoria, e de conhecerem o ambiente acadêmico. “Aqui eles conhecem como é a estrutura de uma faculdade de medicina, porque muitos deles que estão aqui querem fazer esse curso, mas não têm uma ideia clara de como é dura a rotina de um estudante de medicina. Está sendo uma experiência ímpar na vida de todos e como é uma tarde inteira de atividades, eles vão em três laboratórios, onde têm aula de citologia com o microscópio, de anatomia, conhecendo as peças anatômicas e uma atividade de simulação de primeiros socorros. Todos esses momentos fazem parte da matriz de conhecimentos que o Enem exige”.  

Gabriela Andrade, de 18 anos, faz cursinho e sonha em passar no vestibular de medicina.  Ela diz quanto a visita a Estácio foi importante para ela ter certeza da profissão que quer seguir. “Eu sempre tive o sonho de fazer medicina e essa experiência que a gente está tendo aqui é imprescindível pra nossa entrada na faculdade, porque já é uma experiência mais. A gente está botando em prática o que a gente vê na teoria e isso ajuda a ter mais certeza do curso que você quer.”

O Diretor da Faculdade Estácio, Luiz Rodrigues, fala que essa troca de conhecimento e experiências é bom para os visitantes, para os alunos da Estácio e para todos os envolvidos e diz que está de portas abertas para que outras instituições tragam seus alunos. “Medicina é um curso que exige muita dedicação e aqui os visitantes ouvem dos nossos alunos como é na prática.

Fonte: Ascom Estácio/Isabella Ornellas

Previous TRABALHO E EMPREGO: AMBEV TEM VAGAS DE EMPREGO NA BAHIA E EM PERNAMBUCO
Next EM NOTA, MEC DIZ QUE BLOQUEIO TOTAL DE RECURSOS NAS UNIVERSIDADES FOI DE APENAS 3,4%

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.