EM PARCERIA COM A FACAPE, PEIEX INICIA NOVA JORNADA EM PETROLINA


O Vale do São Francisco é um celeiro de oportunidades para a exportação, especialmente de frutas produzidas na região.  Mas, o Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX tem o objetivo de ampliar as oportunidades para empresários que atuam em diversos outros ramos e têm potencial para se tornar um exportador. O Programa funciona em todo território nacional, através de parcerias com instituições de ensino, e em Petrolina é executado com o apoio da Facape. Durante esta semana aconteceu o lançamento do PEIEX na Faculdade. 


A abertura da nova etapa de trabalho do Programa contou com as presenças do presidente da Instituição, Prof.  Antonio Habib; Wilson Almeida, gerente de relações institucionais da APEX-Brasil, representando o presidente da entidade; Guilherme Coelho,  vice-presidente da Abrafrutas; Jorge Souza, gerente de internacionalização da Abrafrutas,  Emício Junior, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, representando o prefeito do município, Miguel Coelho, além do secretário de Desenvolvimento Social de Petrolina, Jorge Assunção; o coordenador da Assessoria Especial da gestão municipal, Orlando Tolentino e o Superintendente regional do Banco do Brasil, Eliézio Vasconcelos. 


Acompanharam a cerimônia os coordenadores do PEIEX – Petrolina e professores da Facape, Raimundo Lima e Alessandro Brito, além dos coordenadores de curso da Faculdade, Profa. Michela D’Arc, de Comércio Exterior e Prof. Agnaldo Batista, de Ciências Contábeis. Estiveram presentes também representação da AD-Diper, Agência do Empreendedor de Petrolina e Distrito de Irrigação, que fazem parte do comitê consultivo do PEIEX – Petrolina.


O PEIEX é uma extensão da Agência Brasileira de Promoção de  Exportações e Investimentos – APEXBrasil e fornece conhecimento, técnicas e estratégias transmitidos por técnicos à empresários, para que estes iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. A dinâmica de aprendizagem acontece através de consultorias sobre os principais processos que envolvem as transações internacionais e negociações. 
O presidente da Facape, Antonio Habib, pontuou em sua fala a importância da retomada do trabalho do PEIEX no Vale do São Francisco. Habib destaca acreditar que, nesta nova etapa, o Programa terá um desempenho excepcional, como o obtido na fase anterior. “Agora com o retorno vamos ter uma proporção ainda maior, acredito que teremos resultados efetivos para que essas empresas se tornem mais competitivas e alcancem cada vez mais mercados”, declarou o professor.

 
O vice-presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, evidenciou a importância da parceria entre a Facape e o PEIEX. E também enfatizou que estas iniciativas são positivas para todos os mercados, já que a exportação beneficia toda uma cadeia produtiva interna e externamente. “Vivemos um novo momento do mercado internacional. Graças a luta de muitos, podemos comemorar a retirada de impostos em algumas frutas e outros produtos comercializados para a União Europeia. Ter orientações técnicas de como fazer para conquistar o mercado externo é indispensável para uma região como a nossa, que tem um imenso potencial”, pontuou o ex-deputado.

FONTE: ASCOM Facape

Previous EMPRESÁRIO SE SUICIDA NA FRENTE DO GOVERNADOR DE SERGIPE E DO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA
Next FACAPE ABRE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.