EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: VALE DO SÃO FRANCISCO SEDIA MAIOR EVENTO DE ROBÓTICA DO SUL DO BRASIL


Aconteceu no último sábado (14) a Etapa Nordeste 2019 do Robotics Experience, maior evento de robótica do sul do país. No total, 28 equipes representaram variadas escolas do Vale do São Francisco e cidades circunvizinhas como Araripina, Candeias e Jacobina. Durante todo o sábado a comunidade pôde assistir à competições e projetos expostos no ensejo.

Liderados por um técnico, os grupos precisaram cumprir 5 desafios com seus robôs, de acordo com o tema proposto: “tecnologia a favor do esporte”. Em cada prova as máquinas tinham que simular um esporte diferente, como futebol, ginástica rítmica e golfe. Três equipes realizaram todas as etapas: Colégio Colibri, de Candeias-BA, Colégio GEO, de Juazeiro-BA e Colégio Nova Geração, localizado em Araripina-PE. Ambas garantiram a vitória e vão poder se apresentar na edição nacional do evento que acontecerá em Blumenau-SC, no próximo ano.

Além da competição houve a exibição de projetos externos. A jovem Anna Luisa Santos, formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), explicou como a sua ideia que surgiu aos 15 anos de idade pode ajudar milhares de pessoas. Ela desenvolveu uma tecnologia sustentável para filtrar a água contaminada através da energia solar. Essa iniciativa a fez ganhar várias premiações, inclusive o HackBrazil, evento de tecnologia em Harvard, a segunda maior universidade dos Estados Unidos. Além disso, de todo o continente da América Latina, ela foi a contemplada com o prêmio Jovens Campeões da Terra, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Outro projeto apresentado no evento foi o da equipe Bajaatinga, composta por estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação, todos da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Eles construíram um carro monotipo (de uma pessoa só) apropriado para diversos tipos de terrenos e estradas, inclusive locais íngremes.

A estudante Vitória Silva, de 11 anos, veio de Pilar-BA representar sua escola juntamente com outros estudantes. Ela relata que uma das coisas que aprendeu com o evento foi sobre inteligência emocional. “Estou aprendendo que eu tenho que me tranquilizar, ter menos ansiedade, saber lidar com os desafios e seguir em frente” afirmou.

Para o advogado Roberto Frota, de 46 anos, essa edição do Robotics Experience em sua cidade serviu para ele apresentar o mundo da robótica a sua filha Ana Beatriz, de oito anos. Ele afirma que em sua geração as áreas da engenharia e ciência eram ocupadas de forma predominante por homens, e o evento foi uma forma de inserir sua filha nesse contexto. “Eu procuro sempre mostrar para ela que o céu é o limite. A gente pode fazer tudo aquilo que queira”, relatou.

Segundo o professor de matemática, Paulo Ricardo, além do evento ser uma grande oportunidade para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, também contribui para que as crianças e adolescentes aprendam sobre solidariedade e ação social, já que mesmo sendo de acesso gratuito, o Robotics Experience convida os participantes a doarem 1kg de alimento não perecível para destinar a uma entidade beneficente.

Há três anos o Robotics Experience percorre todo o Brasil levando os conceitos da prática da robótica de forma interativa, aproximando, assim, comunidade e instituições de ensino. Um dos organizadores da Etapa Nordeste 2019, André Sala, afirma que as expectativas para essa edição do evento foram alcançadas. “O evento serve como uma experiência de trabalho em equipe, de habilidades e competências que são muito úteis para a vida deles como um todo, então acredito que o objetivo do evento foi cumprido”, disse.

SOBRE O EVENTO

O Robotics Experience é uma organização da ROBOMIND, empresa de educação tecnológica com foco em robótica educacional, e se diferencia de outros torneios dessa área por mostrar um trabalho realizado pelos próprios estudantes. Nesse processo o professor é o mediador do conhecimento, adotando uma postura de incentivo ao valor a vitória e superação de desafios, ensinando que a vida não é uma competição, e sim uma jornada.  

A ROBOMIND

Representada pela Inovar Tecnologia Educacional, a ROBOMIND nasceu em Santa Catarina e hoje atua em mais de 16 estados brasileiros, no Oeste de Pernambuco, Bahia e Sergipe, além de atender a mais de 9.000 estudantes. Composta por diversos profissionais da área da educação, a empresa viu na robótica uma forma de estimular e potencializar as novas gerações a serem produtoras de conhecimento através de uma tecnologia que visa o bem comum.

Seguindo uma atuação que une professores, estudantes e famílias de diferentes contextos e regiões do país, a ROBOMIND busca contribuir com o desenvolvimento de pessoas críticas e que não se limitam a apenas consumir novos saberes, mas também construir novas direções de conhecimento.

FONTE: Isabella Ornellas

Previous MERCADO CORTA EXPECTATIVA PARA PIB E SELIC EM 2020
Next PETROBRAS VAI MANTER PREÇO DA GASOLINA ATÉ VALOR DO PETRÓLEO SE ACOMODAR NO MERCADO EXTERNO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.