DESTAQUE DA SEMANA: LINDSAI AMARAL


Foto: Artuivo pessoal - motagem VALOR DO VALE

GENTE DE VALOR É UMA PUBLICAÇÃO DO PORTAL VALOR DO VALE, QUE SEMANALMENTE DIVULGA O PERFIL DE PESSOAS E PERSONALIDADES DO MUNDO EMPRESARIAL, ARTÍSTICO, POLÍTICO, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO HUMANO, QUE SE DESTACAM E FAZEM A DIFERENÇA EM SUAS RESPECTIVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO.

E O NOME DE DESTAQUE DESTA SEMANA É

LINDSAI AMARAL

Graduada em pedagogia; Mestra em Educação em Ciências e Matemática (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Especialista em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (UNIVASF); Especialista em Educação Infantil (FACE); MBA em Gestão de Pessoas (EEEMBA); Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Educação da Bahia desde Fev/2019; Professora da Rede Municipal de Juazeiro-BA desde 1998; Tutora da Graduação em Pedagogia da SEAD/UNIVASF; Sócia da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC); Participa do grupo de pesquisa PANACUM – Grupo de Estudo e Pesquisa em Física e Ensino de Ciências.

Natural de Juazeiro, Lindsai é a mais velha  dos 3 filhos de um  técnico em contabilidade e de uma empresária, foi estudante de escolas públicas, tendo marcado passagem pelo Colégio Estadual Antonílio da França Cardoso e no Colégio Municipal Paulo VI.  Sempre teve em sua mãe, dona Maria Lúcia, o maior incentivo para os estudos e para o magistério.

Aos 18 anos, tinha acabado de concluir o curso de magistério e prestou concurso público para professora da rede municipal de ensino em Juazeiro, sendo nomeada aos 19 anos, iniciando o curso de pedagogia logo em seguida, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, onde graduou-se.

“Me apaixonei pela Educação desde criança, quando os lápis, canetas, cadernos ainda eram objetos de desejo para uma infância simples. Em seguida, veio o amor pelos livros e pelo mundo de informações que eles nos trazem. Mesmo sem tê-los em casa, nem ter acesso à bibliotecas ou mesmo livrarias, desenvolvi o amor pelos livros e pela leitura ainda quando criança. A partir daí, veio o desejo de compartilhar conhecimento com outras pessoas, o que se faz, de maneira intencional e sistematizada, no ato de lecionar. Seja com crianças ou mesmo com adultos, na formação de professores, me realizo quando estou em sala de aula”, contou Lindsai ao VALOR DO VALE,

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem Significativa, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Literatura Infantil, Educação Infantil, Ensino de Ciências, Didática, Educação para o Trânsito e outros.

No município atuou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Juazeiro até 2008. Em 2009 , por causa dos resultados das turmas em que lecionou, foi convidada para ser coordenadora pedagógica e, um ano depois, para compor a equipe de formadores da SEDUC, onde ficou até 2014, quando saiu para cursar a disciplinas do mestrado em Jequié, na Bahia. Ainda em 2014 começou a atuar como tutora da EaD da Univasf, na Especialização em Gestão Pública Municipal.

Foto: Mariana Pekim

Sua habilidade e desempenho no campo da gestão acabou levando-a  ser convidada para assumir como titular da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro, onde atuou até dezembro de 2016, e no ano seguinte, assumiu a Superintendência de Planejamento na Secretaria de Governo em Juazeiro.

Lindsai já teve trabalhos aprovados em eventos de renome nacional como o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC e o Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – ENDIPE, além de artigo publicado em revista científica (https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13344). Além de ter participado de congressos em cidades diversas como Salvador, Recife, João Pessoa, São Luiz, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Ilhéus etc.

Em 2015 teve seu projeto selecionado, entre 200 candidatos, no “Educador que faz a diferença”, promovido pela Cis-Sertic (http://cisescolar.com.br/at_pedag_educ/lindsai-e-sofia/).

A revista Profissão Mestre, na edição 196 de janeiro de 2016, fez uma matéria sobre um plano de aula que postado por ela no Portal do Professor do MEC (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=59604).

Em 2018, foi selecionada entre mais de 5000 inscritos para compor o Time de Autores de Ciências da Revista Nova Escola, que deu origem a 10 planos de aula publicados no site da revista (https://novaescola.org.br/plano-de-aula/busca?query=lindsai%20santos%20amaral%20batista)

Por conta de toda a sua expertise no setor de educação e de desenvolvimento humano, Lindsai tem sido constantemente requisitada para proferir palestras e participar de mesas redondas. Na região Já ministrou treinamentos, formações, minicursos e palestras em várias cidades baianas como Juazeiro, Jequié, Itabuna, Sento Sé, Campo Formoso, Uauá e pernambucanas como Petrolina, Santa Cruz, Manari, Inajá.

POR TUDO ISSO, LINDSAI AMARAL É

Da redação VALOR DO VALE, com informações de arqivo pessoal de Lindsay Amaral.

Previous EX-PREFEITO DE JUAZEIRO, ISAAC CARVALHO FILIA-SE AO PARTIDOS DOS TRABALHADORES
Next PROGRAMA 'APRENDIZ LEGAL AGRONEGÓCIO' VAI ABRIR 5 MIL VAGAS NO CAMPO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.