Ter um negócio no mundo virtual pode ser muito promissor, porém muitas pessoas pensam que além de ser fácil ter um empreendimento digital os resultados são obtidos de um dia para outro e sinto lhe informar que na prática não é bem assim.

Há um bom tempo, nossos profissionais que possuem atuação no mercado de desenvolvimento web e bem próximo do varejo, vem sendo questionado sobre qual a melhor plataforma, loja ou ferramenta para iniciar as vendas on-line.

Então vamos aos resultados das suas vendas online, e pode até parecer estranho começar tratando de resultados. Mas não é por acaso. O gerenciamento de projeto que adotamos é decrescente na linha temporal. Primeiro analisamos o objetivo principal e depois suas quebras para tal atingimento.

Não importa o seu ramo, afinco e crença no que se faz são pilares essenciais para entrega de resultados satisfatórios. O binômio “dedicação-retorno” funciona. Acredite em seu crescimento, somente você poderá dar a velocidade que seu negócio necessita.

E o balizamento/aperfeiçoamento de resultados vem através de medição, com o estabelecimento de métricas apropriadas e diretrizes compatíveis à expectativa do mercado.

Recomendamos, portanto, que leia este artigo para que possamos auxiliar na tomada de decisão que mais se aproxima de suas necessidades e resultados.

Dicas para bons resultados:

  • planeje bem o retorno que deseja
  • tenha sempre um portfólio atualizado
  • pratique preços competitivos
  • utilize métricas
  • ouça seus consumidores
  • evolua e amplifique seus conhecimentos

Dica 01. Como Vender na Internet | Defina seu público-alvo

Não adianta atrair para o site visitantes que não sejam qualificados. É importante ter em mente quem representa o público-alvo da empresa na hora de traçar a estratégia de marketing e divulgação da loja virtual. “Independentemente da mídia, faça campanha dentro do nicho adequado”, afirma Henrique Pechman, diretor da consultoria Online.

Dica 02. Como Vender na Internet | Planeje uma estratégia de conteúdo

Crie conteúdo valioso, artigos interessantes, tutoriais, dicas, curiosidades, etc.

Coloque esses conteúdos no mesmo site da sua loja. Pare de pensar apenas em vender, comece a pensar em forma de poder ajudar os seus visitantes.

Se você oferecer um bom conteúdo regularmente, eles os compartilharão e seus artigos e tutoriais poderão viralizar.

Essa é a chave para atrair mais tráfego e se tornar conhecido. Você deve começar a trabalhar com marketing de conteúdo.

Dica 03. Como Vender na Internet | FAÇA PROMOÇÕES SAZONAIS

O Ambient Air, portal de vendas de condicionadores de ar, ofereceu em setembro descontos de 10% para os consumidores que pagassem à vista. O resultado surpreendeu.

“As vendas à vista cresceram 32% em relação a agosto, chegando a 64 pedidos”, diz Felipe Fernandes, coordenador do portal.

Dica 04. Como Vender na Internet | CRIE UM ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS

Pesquisa da consultoria e-Bit indica que 70% dos usuários da web consideram a opinião de outros clientes de uma loja virtual muito importante na hora de definir onde comprar.

“Apesar de a internet ser um ambiente com muitas opções, não existe contato pessoal e, por isso, as pessoas ficam inseguras.

Então, nada melhor que disponibilizar o depoimento dos consumidores no seu site”, afirma André Fernandes, sócio da Samba Business, agência especializada em desenvolvimento de sites.

Dica 05. Como Vender na Internet | Crie uma estratégia de email marketing

Enviar email marketing pode ser muito útil, se você está criando uma loja virtual.

Quando planejada corretamente, uma estratégia de email marketing podem ajudar a aumentar as vendas da sua loja, se você enviar aos seus clientes o que eles estão esperando receber.

Por exemplo, você pode enviar-lhes promoções, ofertas, descontos, conteúdo exclusivo e informações sobre seus novos produtos.

Mas você pode fazer muito mais do que isto, veja:

  • Enviar email marketing para que os assinantes não se esqueçam da sua loja virtual
  • Enviar promoções exclusivas para criar uma base de dados de clientes fiéis
  • Aproveitar as melhores épocas do ano para vender mais
  • Dar mais visibilidade à sua loja virtual
  • Etc.
  • Enviar email marketing é essencial para criar uma loja virtual de sucesso.

Dica 06. Como Vender na Internet | DIRECIONE OS CLIENTES

Sua empresa investe em links patrocinados? Então deixe de direcionar os visitantes para a home principal. Para transformar a visita em venda, o ideal é remeter o usuário para a página do site onde o produto está disponível para compra.

“Em alguns casos, as pessoas procuram por até quatro minutos o que querem comprar e não encontram”, diz Joe Campos Costa, consultor da Online.

Dica 07. Como Vender na Internet | UTILIZE SITES QUE COMPARAM PREÇOS

Os sites de comparação de preço são uma alternativa interessante aos links patrocinados. “Nosso portal recebe, por dia, 4 mil visitas e entre 50 e 100 pedidos. Do total de compras, 40% vêm de sites como Buscapé e Bondfaro, onde os preços podem ser vistos e comparados.

A taxa de conversão dos consumidores que chegam até nós por meio desses sites normalmente é maior”, afirma João Cleyber, diretor comercial da Import Cosmetics.

Dica 08. Como Vender na Internet | Insira widgets em diferentes áreas do seu site

Eles servirão para incentivar a interação dos usuários e melhorar a usabilidade do seu site. Gerenciadores de conteúdo como WordPress, Prestashop e outros sistemas permitem que você coloque esses widgets de forma muito simples.

Insira menus com categorias de produtos, carrinho de compras, filtro de preços, produtos mais vendidos, produtos mais populares, produtos relacionados, produtos em oferta, etc.

Dica 09. Como Vender na Internet | TENHA UM CHAT ON-LINE

Um chat online pode ajudar a aumentar as vendas. “Faz diferença para alguém que está do outro lado do Brasil receber uma resposta personalizada.

Conseguimos cativar o consumidor e isso resulta em conversão”, diz Márcio Albino, do site Amercantil. O chat da empresa responde, em média, a mil perguntas por mês.

Dica 10. Como Vender na Internet | FAÇA VÍDEOS DE DEMONSTRAÇÃO

Se os consumidores não sabem como sua empresa trabalha, demonstre. Grave um vídeo detalhando o processo de entrega de uma mercadoria. “Nós chamamos isso de video unpacking.

É muito usado fora do Brasil, mas pouco difundido por aqui. Mostre ao consumidor como o produto vai chegar à casa dele, como será embalado. Isso passa credibilidade”, afirma Fernandes, da Samba.

Dica 11. Como Vender na Internet | AMPLIE AS FORMAS DE PAGAMENTO

Ter um preço compatível com a concorrência é fundamental para fazer sucesso na internet, assim como oferecer diferentes formas de pagamento.

“Apesar de 80% das vendas on-line serem pagas com cartões de crédito, as chances de fechar um negócio aumentam com uma oferta maior de opções”, diz Guasti, do e-Bit.

Depósito bancário, transferências e boletos são alternativas valorizadas pelos consumidores.

Dica 12. Como Vender na Internet | COMPRE PALAVRAS ESPECÍFICAS

Apesar de eficiente, a divulgação por links patrocinados — sistema de publicidade das ferramentas de busca em que o site da empresa é divulgado de acordo com a pesquisa do usuário — exige atenção na escolha das palavras.

Fernandes, do Ambient Air, notou que a taxa de conversão aumentava quando a empresa apostava nos nomes das marcas e em modelos específicos, em vez de termos como ‘ar condicionado’ e ‘condicionadores de ar’.

“A palavra ar condicionado, por exemplo, é muito disputada e nem sempre quem procura por ela quer comprar”, explica.

Dica 13. Como Vender na Internet | SEJA SIMPLES E DIRETO

As páginas de compra devem ser fáceis de usar. Por isso, evite pedir informações desnecessárias na hora do cadastro.

“Nos EUA, pesquisas indicam que mais de metade das compras são abandonadas durante o processo de finalização”, diz Guasti, do e-Bit. Deixe claro ao consumidor a duração do processo, desde a finalização do pedido até a entrega.

Dica 14. Como Vender na Internet | Para quem você deseja vender?

O primeiro passo que você deve levar em consideração para impulsionar vendas na internet, é analisar se sua comunicação digital está direcionado para as pessoas que realmente tem interesse em se tornarem seus clientes.

Se você não possuir um estudo de personas/público alvo elaborado, você deve dar uma olhada nesse texto da Hubspot: como construir a Buyer Persona para a sua empresa.

A persona é uma representação de um cliente ideal, ou seja, a pessoa para qual você quer vender. Não é dificil entender que sua comunicação digital deve estar totalmente direcionado para esse cliente ideal que você irá construir.

Dica 15. Como Vender na Internet | dica para impulsionar vendas: mensagem clara e objetiva

A primeira coisa que um cliente em potencial deve entender quando entrar em qualquer página do seu site, rede social ou canal digital que você utilize para se comunicar, é o que você está oferecendo e como você está oferecendo.

Qual mensagem que você está passando para seus clientes em potencial? Mesmo que você ache que sua comunicação está clara e objetiva, pode ser que eles não tenham essa impressão.

Nesse caso, uma ótima forma de testar isso é chamar alguns amigos ou familiares que nunca viram algo seu na internet, e apresentar para eles o que você tem feito.

Após isso, pergunte qual é a mensagem que está passando para eles, qual é a impressão que eles estão tendo quando veem a comunicação apresentada. Você pode estar perdendo clientes potenciais por não ter criado algo fácil de ser entendido.

Dica 16. Como Vender na Internet | 3ª dica para impulsionar vendas: entregue valor

O processo de compras hoje é muito diferente de 20 anos atrás. Hoje as pessoas navegam por vários sites, tiram dúvidas, entram em fóruns, pesquisam conteúdos sobre os produtos que elas querem comprar, assistem vídeo no YouTube, tudo isso para terem certeza de que estão fazendo um bom negócio.

Ficou muito mais fácil obter informações sobre qualquer tipo de produto. Então, a sua comunicação no ambiente digital deve ser um desses lugares que as pessoas vão em busca de conhecimento relacionado aos seus produtos ou serviços.

Crie páginas específicas dentro de seu site, conteúdos em seu blog para educar os seus clientes, publicações atrativas e que criem engajamento para conseguir transformar visitantes em clientes.

Dessa forma, você não só estará entregando maior valor, como estará firmando a imagem da sua empresa como uma autoridade de mercado.

Dica 17. Como Vender na Internet | 4ª dica para impulsionar vendas: site de fácil navegação

É uma coisa muito ruim o seu visitante sair do seu site porque ficou confuso e não encontrou o que queria. Um site de fácil de navegação, com uma navegação intuitiva e voltada para a experiência do usuário é fundamental para passar uma boa impressão para os seus visitantes.

Para fazer um site fácil de ser navegado, você não precisa reinventar a roda. Um método muito simples é analisar sites que você mesmo gosta de navegar e transportar o tipo de navegação dele para o seu site.

Nesse ponto, pode ser também que o seu site seja fácil para você, mas não para os seus visitantes. Então o teste de chamar os amigos também é válido.

Dica 18. Como Vender na Internet | dica para impulsionar vendas: não tente vender desesperadamente

A pior coisa que você pode fazer é deixar sua comunicação digital igual aqueles anúncios de SPAM. Por favor não faça isso.

Ao invés de tentar passar seus produtos ou serviços desesperadamente como se estivesse segurando uma bomba, você deve entregar informações sobre seus produtos ou serviços, sobre como eles podem ajudar o visitante a resolver os seus problemas, apresentar todos os benefícios que fazem do seu produto ou serviço um diferencial dos outros no mercado e, se possível, incluir depoimentos e resultados de clientes que você já atende.

Dica 19. Como Vender na Internet | dica para impulsionar vendas: passe credibilidade

Você já entrou em um site que o design seja tão mal feito que você não conseguiu continuar navegando? Já acessou uma página do facebook onde o único conteúdo era de sorteio? Um perfil da Instagram recheado de imagens ruins que não dava nenhum vontade de abrir?

Investir em design e fotografias profissionais é algo que passa uma imagem profissional de seu negócio para seus clientes. Um bom design gráfico e fotografias de qualidade ajudam muito a melhorar a imagem de sua empresa na internet, e o retorno do seu investimento normalmente acaba sendo muito grande.

Está sem ideias? Busque sites relacionados ao seu mercado que possuem um design bem desenvolvido para buscar inspirações.

Dica 21. Como Vender na Internet | 7ª dica para impulsionar vendas: crie para dispositivos móveis

Esse provavelmente é o passo mais importante. Nesta reportagem da Forbes diz que, em 2017, 87% das vendas de dispositivos que se conectam à internet serão de smartphones e tablets.

Dica 22. Como Vender na Internet | Adicione um texto alternativo em suas imagens

Se você pretende posicionar seus produtos no Google, você não deve esquecer as imagens em sua estratégia de SEO: Adicione um texto alternativo para todas elas.

Não esqueça de completar este campo em todas as imagens dos seus produtos e tente usar palavras-chave, tipo de produto, nome do modelo, etc.

Os usuários geralmente fazem pesquisas na internet, antes de comprar os produtos. Desta forma, poderão ler opiniões, comparar produtos similares e preços.

Fonte: MDS AGÊNCIA Por Beto Ferreira

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2 Comments

  1. Avatar
    20 de março de 2019
    Responder

    Mais dicas sensacionais do Valor do Vale sobre negócios na internet!

    Começo a ler essa dicas e não quero parar…

  2. Avatar
    25 de março de 2019
    Responder

    22 SUPER DICAS DE COMO VENDER NA INTERNET, E DICAS MUITO LEGAIS, DÁ PARA COMEÇAR A PENSAR SERIAMENTE NO ASSUNTO!

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