BLACK FRIDAY: PESQUISA MOSTRA QUE CRESCEU USO DE CARTÃO, PARCELAMENTO E SMARTPHONE NAS COMPRAS


CRESCEU AINDA O PERCENTUAL DE COMPRAS FEITAS TANTO EM LOJA FÍSICA COMO NA INTERNET.

Pesquisa do fundador da Black Friday, o site Blackfriday.com.br, feita em setembro deste ano com quase 1,3 mil consumidores, mostra que houve aumento no uso do cartão de crédito e do parcelamento nas compras em comparação com os dados do levantamento feito em outubro de 2018.

Além disso, o consumidor passou a usar mais o smartphone nas operações. Apesar de a internet estar sendo mais usada nas compras, aumentou a parcela de consumidores que compra tanto em lojas físicas quanto na web. Houve crescimento ainda no percentual de pessoas que compraram algo que não haviam planejado.

Em comparação com 2018, os destaques são os seguintes:

  • Aumento no percentual de pessoas que já compraram na Black Friday (de 76,1% para 86,5%)
  • Aumento no percentual de pessoas que compraram algo que não haviam planejado (de 47,8% para 49,9%)
  • Aumento no percentual de compras pela internet (de 56,4% para 58,4%) e tanto em loja física como na internet (de 24,1% para 26,5%)
  • Aumento das compras pelo smartphone (de 26,1% para 29,4%)
  • Aumento no parcelamento das compras (de 67,6% para 68,6%)
  • Aumento na avaliação de boa experiência de compra (de 46% para 51,5%) e queda na de ótima experiência (40,9% para 35,7%)
  • Aumento no uso de cartão de crédito (de 78% para 81,6%) e queda no boleto bancário (de 13,4% para 11,9%)
  • Queda no percentual de pessoas que indicariam a Black Friday para um amigo ou parente (de 94,4% para 89,3%)

Veja os resultados da pesquisa feitas em setembro deste ano:

VOCÊ JÁ COMPROU NA BLACK FRIDAY?

  • 86,5% – Sim
  • 13,5% – Não

O QUE VOCÊ JÁ COMPROU NA BLACK FRIDAY DE 2018

  • Celular/smartphones – 38,2%
  • Eletrodomésticos – 32,2%
  • TV/vídeo – 25,3%
  • Moda – 23,1%

QUAIS PRODUTOS PRETENDE COMPRAR NA BLACK FRIDAY 2019?

  • Celular/smartphones – 36,5%
  • Eletrodomésticos – 36,3%
  • TV/vídeo – 29,3%
  • Informática / tablets – 24,1%

VOCÊ COMPROU ALGO QUE NÃO HAVIA PLANEJADO NA BLACK FRIDAY DE 2018?

  • 50,1% – não
  • 49,9% – sim

VOCÊ FEZ SUA COMPRA EM:

  • Loja física: 15%
  • Internet: 58,4%
  • Ambas: 26,5%

EM CASO DE COMPRA PELA INTERNET, QUAL A FORMA DE COMPRA UTILIZADA?

  • Computador: 54,9%
  • Smartphone/Celular: 29,4%
  • Mais de um dispositivo: 14,5%

QUAL A FORMA DE PAGAMENTO USADA NO EVENTO?

  • Cartão de crédito: 81,6%
  • Boleto bancário: 11,9%
  • Cartão de débito: 3,6%

VOCÊ PARCELOU SUAS COMPRAS?

  • 68,6% – sim
  • 31,4% – não

COMO FOI SUA EXPERIÊNCIA DE COMPRA?

  • Boa – 51,5%
  • Ótima – 35,7%
  • Regular – 10%

FATORES QUE CONSIDERA MAIS IMPORTANTES PARA COMPRAR

  • Preço – 90,4%
  • Confiança na loja – 60,6%
  • Custo do frete – 44,7%
  • Oportunidade – 34,9%
  • Confiança na marca – 33,3%

VOCÊ COSTUMA PESQUISAR OS PRODUTOS QUE PRETENDE COMPRAR ANTES DA BLACK FRIDAY?

  • Sim – 97,4%
  • Não – 2,6%

VOCÊ PRETENDE UTILIZAR O 13º SALÁRIO NAS COMPRAS?

  • 73,7% – não
  • 26,3% – sim

VOCÊ PRETENDE COMPRAR PARA SI MESMO OU TERCEIROS?

  • Para mim – 97,6%
  • Para terceiros – 26,6%

QUANTO PRETENDE GASTAR PARA SI?

  • Mais de R$ 1.000 – 46,4%
  • R$ 500 a R$ 999 – 23,8%
  • R$ 200 a R$ 499 – 20%
  • R$ 50 a R$ 199 – 9,8%

QUANTO PRETENDE GASTAR PARA TERCEIROS?

  • R$ 50 a R$ 199 – 41,3%
  • R$ 200 a R$ 499 – 26,2%
  • Mais de R$ 1.000 – 17,6%
  • R$ 500 a R$ 999 – 14,9%

VOCÊ INDICARIA A BLACK FRIDAY PARA UM AMIGO OU PARENTE?

  • Sim – 89,3%
  • Não – 10,7%

FONTE: G1

Previous PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS NOS POSTOS TÊM NOVA SEMANA DE ALTA
Next ANALISTAS DO MERCADO REDUZEM PARA 3,28% ESTIMATIVA DE INFLAÇÃO EM 2019

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.